O QUE É AUDAX?
AUDAX é uma modalidade ciclística de longa distância não competitiva surgida na França no início do Século XX, e está fundamentada na autossuficiência e capacidade de superação do ciclista. A regra é clara: percorrer determinada distância dentro de um limite de tempo apenas com os próprios recursos, sobre uma bicicleta. Os demais participantes não são adversários. Não é necessário eliminar ninguém para atingir o objetivo.
Audax, brevet e randonnée são termos que definem o ciclismo de longa distância que se difundiu pelo mundo todo. Uma temporada anual – ou uma série completa – compreende etapas de 200, 300, 400 e 600 km a serem percorridas em 13h:30m, 20h, 27h e 40h respectivamente, mas cada ciclista decide quantas e quais etapas pretende pedalar. O ciclista que concluir a série recebe uma homologação de Super Randonneur do Audax Club Parisièn que o qualifica para participar (se assim desejar) do tradicional desafio Paris – Brest – Paris, de 1.300 km, realizado na França a cada 4 anos. O ambiente é de cordialidade visto que não se trata de competir, mas de afirmar a autossuficiência do cicloturista. Tampouco é um passeio na medida que há uma meta de distância a percorrer em tempo limitado. Essa “aventura” envolve muito planejamento logístico (descanso, alimentação, etc) e bom condicionamento físico e psicológico, assim como requer noções de mecânica de bicicleta, por tratar-se de um desafio de superação pessoal através de habilidades e recursos próprios. Daí a importância de um bom equipamento, principalmente a bicicleta, que seja confiável, confortável tanto quanto possível, eficiente e segura.
No Brasil o número de adeptos vem se ampliando desde 2004, quando iniciou o Audax por aqui. Para dar um exemplo, na temporada 2018 foram realizados 207 eventos de ciclismo de longa distância em diversos estados brasileiros. SP (60), RS (40), GO (24), MG (23), SC (21), PR (19), RJ (15) e BA (5). O calendário de 2019 totalizou 249 eventos. Um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Em 2020 as provas foram interrompidas em razão da pandemia. E o calendário de 2021 já começou, mas ainda há muitas opções para quem pretende enfrentar o desafio.
ANÁLISE 15 A 22
Os destaques entre os Líderes da Semana de 15 a 22 de novembro são três ciclistas já veteranos das tabulações do BICICLUBE, mas que estrearam em modalidades em que ainda não haviam deixado sua marca. Vinícios Sehnem pela primeira vez apareceu como líder escalador. Ele acumulou 4.762 metros em subidas na sua jornada semanal. Os outros dois ciclistas se destacaram com a Pedalada mais Longa. Luis Henrique & Lili Ana registrou uma pedalada de 153,9 km, enquanto Edson Pletsch atingiu 121,3 km numa única pedalada. Pletsch estava numa semana produtiva, pois ele faturou a liderança da semana nas 3 modalidades (Distância, Pedalada mais longa e Subida) no Grota Bikers. Parabéns a eles e aos Líderes da Semana dos demais clubes. O ciclismo amador se desenvolve na região, como demonstram os desempenhos individuais dos atletas. E o número de adeptos dos clubes Strava monitorados pelo BICICLUBE não para de aumentar. Já são 255








Nenhum comentário:
Postar um comentário