segunda-feira, 24 de agosto de 2020

 

     Nesta edição o BICICLUBE divulga uma planilha que permite uma visão ampliada da classificação geral dos ciclistas membros de clubes do Strava. Diferente da planilha Líderes da Semana, em que apenas o ciclista melhor classificado em cada uma das três categorias é destacado, na nova planilha Desempenho Semanal os dez primeiros ciclistas (apenas do RS) de cada clube vão para uma listagem única, por categoria, num panorama mais abrangente. A idéia, como sempre, é oferecer parâmetro de desempenho individual pela comparação com os demais. Sem alterações no quadro dos Recordistas Biciclube. Entre os TOP 10 poucas mas importantes mudanças.O ciclista-referência da semana é Wout Van Aert, um nome novo na elite mundial, que vem apresentando bons resultados nesta temporada.

 
 
 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

 

DIA NACIONAL DO CICLISTA

Hoje é dia 19 de agosto – Dia Nacional do Ciclista – instituído pela Lei 13.508, de 22 de novembro de 2017. Para quem não sabe, a data faz alusão ao dia em que o ciclista Pedro Davison (25 anos) foi morto por atropelamento no ano de 2006, quando pedalava no DF. O texto da Lei é seco, mínimo, quase expressa uma contrariedade de quem a assinou onze anos após o fato. Leia abaixo:

LEI No 13.508, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017

 

Institui o Dia Nacional do Ciclista.

 O  P R E S I D E N T E  D A  R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

a seguinte Lei:

 Art. 1o Fica instituído o dia 19 de agosto como o Dia Nacional

do Ciclista, a ser celebrado, anualmente, em todo o território nacional.

 Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 Brasília, 22 de novembro de 2017; 196o da Independência e

129o da República.

 MICHEL TEMER

Alexandre Baldy de Sant'anna Braga

Mas a Lei existe e deve servir para que a data seja de reflexão sobre a viabilidade da bicicleta como meio de transporte – que efetivamente é, para muitas pessoas – espremida entre carros, ônibus e caminhões, num contexto de trânsito que não é dos mais amigáveis. Notícias de atropelamento de trabalhadores ciclistas infelizmente são corriqueiras. Notícias de atropelamento de esportistas também. Todo ciclista conhece algum caso próximo de atropelamento com ou sem morte, se ele próprio já não foi vítima do trânsito urbano ou rodoviário. Portanto essa não é uma data festiva, embora o uso da bicicleta para além da mobilidade urbana seja motivo de alegria e de diversão. Uma boa maneira de dar sentido e importância ao Dia Nacional do Ciclista seria marcar a passagem da data com campanhas de paz no trânsito e manifestações simbólicas exigindo o devido respeito ao usuário de bicicleta, tudo isso coberto pela mídia tradicional para alcançar o maior número de pessoas. Ano que vem, talvez.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

 

A partir dessa semana está sendo implementado o ajuste metodológico já comunicado previamente pelo BICICLUBE.  A possibilidade de auto-inclusão de ciclistas em alguns clubes do Strava permite o acesso sem qualquer restrição de localização, ocasionando distorções nas planilhas e nas análises. Exemplo disso é a presença de ciclistas de vários países do mundo ou de outros estados brasileiros nos 9 clubes monitorados para esse fim. Isso acaba por impedir algumas vezes a visibilidade dos atletas locais e, conseqüentemente, esvazia de sentido a tentativa de estabelecer uma classificação. O ranking ficará limitado ao Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Os membros de clubes que não atenderem esse requisito serão desconsiderados. Essa alteração de critério determinou profundas mudanças no TOP 10, trazendo pela primeira vez um nome feminino para o grupo. Também a partir dessa semana o RECORDISTA BICICLUBE será destacado do ranking dos TOP 10 por tempo indeterminado na condição de Hour Concours (HC). Mesmo assim, ele será mencionado toda vez que vier a ser Líder da Semana de seu(s) clube(s). Vá até o ranking de Pedalada mais longa em 1 semana divulgado na data de hoje e entenda o caso concreto do ciclista Paulo Sehn, recordista nesta categoria.

Na classificação dos Líderes da semana de 10 a 16 de agosto ressurgem nomes já conhecidos de ocasiões precedentes e permanecem outros ciclistas que superaram sua própria marca anterior. Mas o desempenho surpreendente de Jeferson Silva em Distância percorrida em 1 semana e Subida acumulada em 1 semana fez ele saltar diretamente para a primeira e para a quinta posição de cada categoria dos TOP 10 respectivamente. Acompanhe.

O ciclista-referência da semana é THIBAUT PINOT. Ele ficou com a segunda colocação na Classificação Geral no Critérium Du Dauphiné de 2020 completado ontem, mesmo largando para a prova na condição de líder após a desistência de Primoz Roglic. O título foi disputado até os últimos segundos e conquistado pelo jovem colombiano Daniel Martinez. Foi uma etapa eletrizante, principalmente nos quilômetros finais montanha acima.

 


 




sexta-feira, 14 de agosto de 2020

 

C  O  M  U  N  I  C  A  D  O

 

AJUSTE METODOLÓGICO

As tabelas de pesquisa do BICICLUBE permanecem sendo as dos clubes Strava atualizadas semanalmente. O critério de classificação dos ciclistas, porém, será adequado e limitado geograficamente ao Estado do Rio Grande do Sul – Brasil para ajustar o foco do ranking com base no conceito de regionalidade, considerando a similaridade das condições de topografia e de clima. A implementação dessa mudança ocorrerá a partir da próxima atualização.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

Rafael Rosa e seu filho Mateus
 

UM FEITO HISTÓRICO

    O fato extraordinário da semana anterior na comunidade ciclística do BICICLUBE não poderia ser outro. Rafael Rosa bateu o Record de Subida acumulada em uma semana com 16.656 metros. Mas o detalhe mais impressionante dessa marca é que em apenas uma pedalada de 223 km ele alcançou 10.648 metros !!!! Foi no dia 8 de agosto de 2020, no Morro da Manteiga, em Tupandi – RS, numa seqüência de escaladas (com inclinação de até 20%) e descidas sucessivas. É uma data histórica para o esporte que ficará gravada nas mentes dos apaixonados pelo ciclismo. Não importa apenas quanto tempo esse Record permanecerá, pois isso é imprevisível e tão grande quanto a façanha realizada é a motivação de outros ciclistas. O mérito maior é pelo precedente. Rafael Rosa é o pioneiro que estabeleceu essa referência brutal, um precursor a enfrentar tamanho desafio: o Desafio Everest. É uma grande satisfação para o BICICLUBE fazer esse registro.

 **************************************************

E veja nas tabelas:

Os novos Recordistas por Clubes na semana passada são: George Alvarenga em Distância acumulada em uma semana pelos  clubes Bikers Ride e Pedal na Estrada;  e Rafael Rosa na Subida acumulada nos clubes Nied Bike Center, Reaction Cycling Team e UCVC. Eles pularam diretamente para a tabela de RECORDISTAS BICICLUBE.  Apenas Paulo Sehn manteve seu Record de Pedalada mais longa.

Entre os Líderes da Semana anterior ocorreram estréias importantes: Jeferson Silva em Distância e Anderson Augustin em Subida pelo clube MB Bike Shop; Régis Ismael Ketermann duplamente com Distância e Subida pelo clube Montenegro Bike; Robson Soares com a Pedalada mais longa no clube da União Ciclística Vale do Caí.

Os 3 quadros dos TOP 10 trazem alternância de posições entre veteranos no ranking mas também algumas estréias animadoras.Uma delas é a de Régis Ketermann citado acima.

O ciclista-referência da semana é CHRIS FROOME com valores modestos para Distância, Pedalada mais longa e Subida se comparado aos RECORDISTAS BICICLUBE. Mas com a retomada do calendário de provas da UCI a performance dos atletas da elite deve aumentar muito nas próximas semanas.