terça-feira, 12 de julho de 2016

AUDAX VALE DO CAÍ

Confirmado.
Montenegro vai ser sede de um Brevet Randonneur Mondiaux (BRM) no próximo dia 24 de julho, com a chancela da Sociedade Audax de Ciclismo. O trajeto foi definido pela Aciclomont com a consultoria de ciclistas de Montenegro, Pareci Novo, Maratá e Brochier. Além dessas cidades mencionadas, também foram incluídos os municípios de São José do Sul, Salvador do Sul, Barão, Tupandi, Bom Princípio e São Sebastião do Caí, totalizando um percurso de 200 km com saída e chegada no Parque Centenário, a serem percorridos pelos randonneurs, termo que designa ciclistas de longas distâncias. Depois de um período de tratativas com a Diretora de Prova e dirigente da SAC, Sirlei Ninki, até que tudo fosse detalhado e planejado para atender as exigências do Audax Club Parisièn, entidade francesa que homologa esse tipo de modalidade de ciclismo, está praticamente tudo pronto para a realização do brevet. Assim, o Vale do Caí passa a integrar o “mapa” das rotas de cicloturismo do ACP. Aliás, a rodovia Transcitrus executada pelo Governo Federal com recursos do Ministério do Turismo, vai ser “inaugurada” como trajeto de ciclismo de longa distância nesta data, já que está incluída no itinerário da prova.
Como já foi divulgado em ocasiões anteriores, essa modalidade de ciclismo não é competitiva mas sim de resistência, em que os participantes precisam completar a quilometragem total de 200 km em, no máximo, 13 horas e 30 minutos com autosuficiência, sem apoio externo, pedalando qualquer tipo de bicicleta desde que atendidos os quesitos de segurança, contando apenas com a parceria dos demais ciclistas caso necessário. Quem ultrapassa essa primeira fase se habilita a pedalar as fases seguintes de 300, 400 e 600 km, se pretender completar a série de Audax brasileira. O coroamento dessa modalidade ocorre na França a cada 4 anos com um “brevet” de 1.200 km que deve ser percorrido em 90 horas de pedal, com a participação de ciclistas de vários países.
Mas tem novidade no Audax do Vale do Caí. Os iniciantes que estão se decidindo e avaliando as dificuldades desse percurso que totaliza mais de 3.000 metros de altimetria acumulada, terão opção de encarar uma quilometragem reduzida, de 75 km, inseridos no mesmo roteiro. É o Desafio do Vale da Felicidade, cujo objetivo é incentivar ciclistas iniciantes a se aventurarem em pedaladas mais longas.

As inscrições estão abertas em sociedade.audax.org.br (acesse utilizando o link na coluna Links Obrigatórios, aqui ao lado), onde os interessados encontrarão informações mais detalhadas quanto ao percurso do Brevet e do Desafio, bem como opções de hospedagem, de alimentação, entre outras recomendações importantes.