segunda-feira, 28 de abril de 2008

Passeio ciclístico do São José

Quem diria... todas as previsões alertavam para a possibilidade de ocorrências de temporais sobre o Estado do Rio Grande do Sul, mas o domingo amanheceu lindo, com o céu muito azul sem nuvens e com o sol brilhando forte. Nesse dia (domingo, 27 de abril de 2008) havia dois eventos ciclísticos dignos de nota aqui no Biciclube: o Audax 200 km de Lajeado e o passeio ciclístico do Instituto de Educação São José, de Montenegro. Sobre Audax já falamos aqui algumas vezes, fregueses constantes que estamos nos tornando dessa modalidade esportiva. No ano passado participamos do de Lajeado e constatamos a organização impecável graças ao empenho e à seriedade do Kieling e de todos os seus apoiadores. Com relação ao deste ano ainda não temos informações, mas com a sorte do tempo bom a festa deve ter sido um sucesso completo.
O outro evento aconteceu aqui, em Montenegro. Esta é a primeira vez que temos a oportunidade de comentar sobre uma iniciativa desse tipo nesse blog tão recente. Dois grandes amigos e parceiros de pedal são pais de alunos que estudam no São José: o Marco Santos, pai da Rafaela (6 anos), e o Mauro Cera, pai do Frederico e da Martina (14 e 11 anos). Pois para prestigiar esse evento, esses pais e esses filhos, fomos até o cais, nas proximidades da Câmara de Vereadores, acompanhar a largada do passeio. A beleza visual do espetáculo pode ser conferida pelas fotos. Nem é necessário descrever. Já o astral alegre e a atmosfera de confraternização só se percebe no local, ao vivo. O Frederico, sortudo, foi sorteado com uma bicicleta de 21 marchas oferecida pela Loja Quero-Quero. Momentos como esse proporcionam integração entre professores, pais e alunos de forma divertida e saudável, dos quais se pode tirar muitas lições. É sempre oportuno relacionar ciclismo com temas contemporâneos para que bons eventos como esse promovido pelo São José não se esgotem em si. A partir da bicicleta é possível estabelecer vínculos com questões de cidadania, ecologia, comportamento responsável no trânsito, relações sociais, ou seja, é pedagogia no sentido mais amplo, aplicada numa atividade prática. Um “simples” passeio ciclístico pode resumir-se ao deslocamento de bicicleta por dois ou três quarteirões e fim, ou ser utilizado didaticamente por todas as disciplinas escolares, da física à geografia, e até transcender a escola, acompanhando o jovem cidadão pela vida afora. Esse não foi o primeiro passeio ciclístico do São José. Tomara que haja outros mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Augusto, parceiro de pedaladas!
A reportagem ficou dez! Soubeste muito bem expressar o ambiente maravilhoso do passeio ciclistico do São José. Ótima iniciativa.

FORTE ABRAÇO!!
Mauro - pai do Fredy (o sortudo) e da Martina.