segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 

A quarta semana de setembro trouxe dois novos nomes ao quadro de Líderes nos clubes do Strava: Gabriel Joner registrou 3.277 m de Subida acumulada (ACICLOMONT), e Reginaldo Ribeiro da Silva fez a Pedalada Mais Longa com 136,3 km (UCVC). Também há nomes já consolidados como o de Ronaldo de Oliveira, que liderou consecutivamente em todas as semanas do mês na categoria Distância (Bike Trail Montenegro), assim como há nomes recorrentes que se alternam na condição de Líderes. Mas o número de ciclistas acompanhados pelo BICICLUBE chegou a 197 e eles constam lançados nas planilhas de Desempenho Semanal classificados alfabeticamente até a 50ª posição. 









 


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 

22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO

“Uma cidade avançada não é aquela onde os pobres andam de carro,

mas aquela onde os ricos andam de transporte público”.

Enrique Peñalosa

    A pandemia do novo coronavirus impôs uma dura realidade “forçando” os povos do mundo a reduzirem os seus deslocamentos para travar a circulação do Covid-19. Por conta dessa mudança de hábitos o trabalho em casa, a teleentrega, a educação à distância, as compras ou as operações bancárias pela internet e as vídeoconferências são comodidades que estão transformando a economia e a cultura.

    Essa tendência vem ao encontro de uma situação física que requer eficiência dos governos locais: a questão da mobilidade urbana. Até alguns anos atrás só se pensava na ampliação da infraestrutura viária, pois prevalecia a visão de que a frota crescente de automóveis precisava circular. Não se cogitava limitar a produção de automóveis ou restringir o seu uso. Acontece que a indústria automotiva não tem nenhum compromisso com o planejamento urbano e o agravamento da “tranqueira” acabou por justificar políticas de gestão do trânsito nas cidades. Um exemplo muito significativo é o de Bogotá, capital da Colômbia. De acordo com o urbanista Enrique Peñalosa, prefeito da cidade naquela época (1998/2001), nenhum governo é obrigado a garantir a circulação e o estacionamento de todos os carros. A prioridade do seu governo era qualificar o transporte público. Ele implantou o sistema TransMilênio BRT inspirado na experiência de Curitiba, melhorou calçadas, delimitou 300 km de ciclovias e comprou uma briga enorme ao estabelecer regras rigorosas para permitir o acesso de carro a algumas áreas da cidade. (Por acaso, ou nem tanto, a Colômbia é o “berço” de gerações de ciclistas de elite que competem no mesmo nível dos europeus.)

    Aqui no Brasil os ciclistas conhecem bem a disputa por um lugar no trânsito e sabem que a bicicleta não é considerada seriamente como meio de transporte. Mesmo assim - e apesar da pandemia - a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas divulgou um relatório informando que depois de uma queda acentuada nas vendas de bicicletas no mês de março, o mês de junho teve um incremento de 50% e julho de 118% em relação aos mesmos meses do ano anterior. https://aliancabike.org.br/vendas-em-julho.

    Seja para esporte, para lazer ou, principalmente, como meio de transporte, a bicicleta ainda há de ter a mesma importância que o ônibus tem nas decisões políticas que regulam a mobilidade urbana, como demonstrou Enrique Peñalosa. No dia 22 de setembro e nos demais dias, se puder, deixe o carro em casa.






terça-feira, 15 de setembro de 2020

 

    A semana que passou revelou novos nomes entre os Líderes de clubes no Strava. Foi uma semana de estreias nas 3 categorias. Em Distância acumulada eles são Júnior Somacal e Murilo Rios. Nesta mesma categoria apareceram também os nomes de André Wolf e Igor Azevedo pela primeira vez. Na categoria Pedalada mais longa o Biciclube registrou Alex Edinger de Souza, Marcelo Hallmann, Nei Eduardo Guth e Rodrigo Trek. Entre os escaladores destaque para os Líderes estreantes em Subida Júnior Somacal e Mateus Rosa. Para quem pedala é muito bom constatar que a dedicação traz resultados. A função das tabelas do BICICLUBE é exatamente essa: permitir aos ciclistas avaliarem a sua própria evolução no contexto dos seus respectivos grupos.

    O ciclista-referência de plantão é o esloveno TADEJ POGACAR, da Equipe Education First. Ele é o segundo colocado na Classificação Geral do Tour de France 2020 ao final da 15ª etapa da competição. O TDF entra na sua semana decisiva.



 




segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 

    O mês de setembro iniciou com uma estreia importante. Pela primeira vez o nome de Alex Edinger de Souza consta nas tabelas classificatórias do BICICLUBE. Ele se apresentou com Distância acumulada de 420,7 km e com essa marca já foi direto para o TOP 10, seguido de perto por Cristian Kranz que registrou 416,9 km. As máximas de Pedalada mais longa ficaram com Amilcar e Jeferson Silva, com 212,0 km e 111,9 km respectivamente. Luciane Borba foi às nuvens ao acumular 5.247,0 metros de altimetria. Será que essas figuras foram influenciadas pelo Tour de France 2020? A propósito, o ciclista referência da semana é Wout Van Aert que já faturou duas etapas desse Tour. Quer saber as marcas dele nessa semana? Distância: 1.220,5 km; Pedalada mais longa: 201,7 km; e Subida: 18.810 metros de altimetria acumulada. Haja montanha !!!!









 

terça-feira, 1 de setembro de 2020

 

A última semana de agosto de 2020 assinalou a estreia do ciclista ILDO GOBBO como Líder da Semana em Distância, Pedalada mais longa e Subida do mesmo clube (REACTION Cycling Team). Suas marcas foram 580,1 km, 203,8 km e 8.096 m respectivamente. Foram as melhores marcas nas três modalidades em todo o grupo de ciclistas monitorados pelo Biciclube, como pode ser verificado também na tabela de Desempenho Semanal. Essa tabela apresenta os resultados dos 10 melhores de cada clube na semana, permitindo uma visão ampliada do ciclismo regional. NÃO CONFUNDIR COM OS TOP 10, onde são registradas SÓ as melhores marcas já alcançadas pelos Líderes da Semana em cada clube. Da tabela dos TOP 10 saem os Recordistas Biciclube. Novos nomes surgiram – caso de Ivens Martins, em Subida – outros nomes retornaram à liderança - caso de Doglas Rex, em Subida. Ronaldo de Oliveira consolidou sua hegemonia em agosto registrando os melhores tempos nas quatro semanas do mês em Distância e Pedalada mais longa no clube Bike Trail Montenegro. Jeferson Silva também conquistou essa condição de Líder da Semana nas três modalidades. O ciclista-referência é o colombiano Rigoberto Uran, atleta da equipe Education First, participando do Tour de France.