sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sempre cabe mais um?

A propósito da postagem anterior (Antes tarde do que nunca – 22/10) pesquisei no site do Denatran e verifiquei o tamanho da frota de automóveis, camionetas e caminhonetes do município de Montenegro: 18.233 veículos em setembro de 2008.
Quase sempre a crítica que se faz ao crescimento da frota tem como preocupação principal a degradação ambiental, mas outro aspecto a considerar é quanto ao espaço utilizado por tantos veículos. Admitindo-se que cada um ocupa 12,5 m² seria necessário uma área equivalente a dois Parques Centenários (aproximadamente 23 hectares) para acomodar a frota toda no mês passado. Se o crescimento dessa população mecânica continuar oscilando ao redor das 99 novas unidades/mês a exemplo do que tem sido desde março, até o fim desse ano os automóveis, camionetas e caminhonetes ocuparão mais 3.712 m² do nosso precioso território sem pedir licença para ninguém.
A imagem abaixo ilustra essa situação. Compare o espaço utilizado por carros, ou por um ônibus ou por bicicletas (nesta ordem, na foto) necessárias para transportar o mesmo número de pessoas.

Mas não é só isso. Uma demanda dessas exige cada vez mais espaço para circulação e acaba por inflacionar, também, os preços no mercado imobiliário. A valorização das vagas de estacionamento em condomínios residenciais bem demonstra esse fato econômico. É o carro onerando a habitação. Questão de prioridade...!

Nenhum comentário: