sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sempre cabe mais um?

A propósito da postagem anterior (Antes tarde do que nunca – 22/10) pesquisei no site do Denatran e verifiquei o tamanho da frota de automóveis, camionetas e caminhonetes do município de Montenegro: 18.233 veículos em setembro de 2008.
Quase sempre a crítica que se faz ao crescimento da frota tem como preocupação principal a degradação ambiental, mas outro aspecto a considerar é quanto ao espaço utilizado por tantos veículos. Admitindo-se que cada um ocupa 12,5 m² seria necessário uma área equivalente a dois Parques Centenários (aproximadamente 23 hectares) para acomodar a frota toda no mês passado. Se o crescimento dessa população mecânica continuar oscilando ao redor das 99 novas unidades/mês a exemplo do que tem sido desde março, até o fim desse ano os automóveis, camionetas e caminhonetes ocuparão mais 3.712 m² do nosso precioso território sem pedir licença para ninguém.
A imagem abaixo ilustra essa situação. Compare o espaço utilizado por carros, ou por um ônibus ou por bicicletas (nesta ordem, na foto) necessárias para transportar o mesmo número de pessoas.

Mas não é só isso. Uma demanda dessas exige cada vez mais espaço para circulação e acaba por inflacionar, também, os preços no mercado imobiliário. A valorização das vagas de estacionamento em condomínios residenciais bem demonstra esse fato econômico. É o carro onerando a habitação. Questão de prioridade...!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Antes tarde do que nunca

Apesar do atraso de um mês nunca é tarde para fazer referência a um assunto importante como este. Explico: dia 22 de setembro é (foi) o Dia Sem Carro na Cidade. Em várias cidades do mundo ocorrem atividades, oficiais ou não, para alertar as pessoas que estamos nos aproximando do precipício. Por isto, transcrevo abaixo a carta que remeti ao amigo Éder Kurtz, editor de esportes do Jornal Ibiá e da TV Cultura, aqui de Montenegro-RS, pensando que ele se sensibilizaria e mencionaria a data no jornal ou na TV. Não funcionou, mas tudo bem. Afinal a praia dele é esporte. Pior é a indiferença das autoridades locais. Duvido que saibam dessa iniciativa.
****************************************************************
"ESPORTE TAMBÉM É CULTURA E CIDADANIA

Prezado Éder

A tua coluna no jornal ("Com a bola toda") também precisa cumprir uma função social. É ou não é? Por isso é bom lembrar que 2ª feira transcorre um evento internacional muito importante, indiretamente relacionado a esportes. É o Dia Sem Carro Na Cidade, realizado simultaneamente em várias cidades do mundo, inclusive do Brasil.
Nessa data, os governos municipais e organizações da sociedade incentivam os cidadãos (que têm carro) para que se desloquem a pé ou utilizem meios de transporte coletivos ou alternativos, como a bicicleta, por exemplo. A bicicleta, aliás, para alguns é um objeto de lazer, mas para outros é o único meio de transporte. Claro, trata-se de uma iniciativa simbólica, pois sabemos que aqueles que não têm, desejam possuir um carro e a tendência, portanto, é o aumento da frota, mas é bom refletir sobre o futuro que nos aguarda a curto prazo se não houver uma mudança de atitude com relação ao deslocamento urbano.
Se nos conscientizarmos, poderemos ter uma cidade com menos emissões poluentes na atmosfera, com menos barulho, com menos acidentes com danos materiais e pessoais e com cidadãos menos sedentários.
Somos ciclistas por opção e não podíamos perder a chance de difundir o uso desse veículo não-motorizado que nos dá tanto prazer e, ao mesmo tempo em que transporta, proporciona momentos de saudável prática esportiva."