segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 

ANÁLISE 11 A 17-10-21

A semana de 11 a 17-10 revelou 4 novos líderes de clubes Strava monitorados pelo BICICLUBE, sendo 1 na Pedalada Mais Longa e 3 na Subida. O ciclista Deividi Alemão (UCVC) pedalou 189 km numa única atividade e superou seus companheiros de clube, aparecendo pela primeira vez como Líder nessa modalidade. Na Subida o destaque ficou com Jefferson Gularte (Bike Hut Club), Messias Costa (Nied Bike Center), Tiago Bilhalva (MB Bike Shop). Eles escalaram 1.931 m, 5.898 m, e 4.137 m respectivamente. Parabéns aos novos Líderes estreantes.

A semana também marcou 1 ano de presença no TOP 10 Biciclube para os ciclistas André Wolf e Jorge Brum. Veja abaixo.

ANDRÉ WOLF

Seu perfil no Strava totaliza 48.061,4 km em 2.017 pedaladas, sendo a mais longa com 135,6 km, e a maior subida (não acumulada) com 1.042 metros. Ele está no TOP 10 dos escaladores desde 12/10/2020, com a marca de 6.880 m de altimetria acumulada em 1 semana.

 

JORGE BRUM

Seu perfil no Strava totaliza 43.090 km em 794 pedaladas, sendo a mais longa 342,8 km, e a maior subida (não acumulada) com 1.054 metros. Ele está completando 1 ano de permanência no TOP 10 Biciclube na modalidade Distância Acumulada em 1 semana com a marca de 576,20 km, desde 12/12/2020. Ele também está no TOP 10 de Pedalada Mais Longa e já foi recordista desta modalidade por 5 semanas.

Parabéns aos “aniversariantes”.

 










 

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

ANÁLISE 4 A 10-10-21

A semana de 4 a 10 de outubro teve duas estreias entre Líderes dos clubes Strava monitorados pelo BICICLUBE. Cassiano Nied (Nied Bike Center; Reaction Cycling Team) pedalou 568 km e apareceu pela primeira vez como Líder da Semana na modalidade Distância acumulada em 7 dias. Júlio César Cadillac (UCVC) percorreu um total de 435,1 km e também destacou-se como Líder estreante em seu clube na mesma modalidade. A semana rendeu para Nied, pois ele também ficou Líder na Pedalada Mais Longa e na Subida acumulada, com 131 km e 5.573 m respectivamente. E para completar as conquistas, seu desempenho de 568 km acumulados no período valeram seu acesso ao TOP 10 do BICICLUBE. Parabéns a ambos os ciclistas destacados.

 

 


 








 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021


 ANÁLISE 27-9 A 3-10

Outubro é o último mês da temporada 2021 das provas de longa distância no Brasil e no Mundo todo. Depois de duas temporadas atípicas em que o calendário esteve paralisado por alguns meses por conta da Pandemia do Covid-19, o ano que vem deve trazer de volta a normalidade. Se assim for, já no mês de novembro teremos as primeiras provas de 2022, mediante autorização do órgão homologador, o Audax Club Parisièn. Apesar dos contratempos das alterações de datas que marcaram esse período que se encerra, o clube Les Gauchos Randonneurs conseguiu oferecer um desafio inédito para os padrões brasileiros. Trata-se de um “brevet” de 1.300 km de distância com altimetria acumulada de mais de 17.000 metros e que iniciará no dia próximo dia 30. Os ciclistas terão 120 horas para completar o trajeto que vai percorrer litoral, vales e serra do Estado do Rio Grande do Sul, com duas passagens por Montenegro. A regra é a mesma: algumas paradas são obrigatórias, outras ficam por conta de cada ciclista para alimentação e descanso, inclusive sono, desde que o limite de tempo seja respeitado, sob pena de desclassificação. Esse é um evento sem precedentes quanto ao grau de dificuldade e que conta com 80 ciclistas inscritos oriundos de todo o Brasil. É a elite da modalidade, incluindo uma mulher, mas nem todos estão familiarizados com a topografia difícil do sul do país. 

**************************************************

A estabilidade dos indicadores quantitativos caracterizou o mês de Setembro. Houve pouca variação em termos de distância e de altimetria, de uma semana em relação à outra. Entre os Líderes dos clubes do Strava, a última semana do mês revelou um novo estreante na modalidade Pedalada Mais Longa. O ciclista Willian Legramanti (UCVC) pedalou 215 km numa única atividade e deixou pela primeira vez sua marca de Líder da Semana em seu clube nessa modalidade. Ele já havia sido Líder em 3 ocasiões anteriores na modalidade Subida, constando no TOP 10 há 51 semanas.

 


 









segunda-feira, 4 de outubro de 2021

 


ANÁLISE 20 A 26-9-21

Semana com estreias e alteração no TOP 10 da Pedalada Mais Longa. Só para lembrar que o BICICLUBE monitora em torno 400 ciclistas gaúchos membros de 11 clubes do Strava, cujos Líderes a cada semana são relacionados por modalidade. Dependendo do desempenho de cada Líder é atualizado, se for o caso, o Ranking dos TOP 10 bem como o pódium dos Recordistas BICICLUBE. Ao mesmo tempo, o Ranking dos 50+ é uma listagem ampliada que também é refeita semanalmente e organizada em ordem alfabética para facilitar a consulta pelos ciclistas. As estreias de Líderes de clubes do Strava, portanto, indicam a renovação e o crescimento da comunidade pedaleira que se utiliza desse aplicativo.

Na semana de 20 a 26-9 estrearam na liderança semanal os ciclistas Marcelo Alberto Rech (Aciclomont) e Irving Samuel Zimmer (UCVC) na modalidade Pedalada Mais Longa, e Otair Vogel (UCVC) na modalidade Subida Acumulada. Rech e Vogel também se destacaram no Ranking dos 50+. Para completar, André Supera Taf (Montenegro Bike) rompeu a barreira dos 290 km numa única pedalada e conquistou uma posição no TOP 10 na Pedalada Mais Longa.

************************************************

Não bastasse a brutalidade do trânsito brasileiro nas estradas e nas cidades, onde a bicicleta procura abrir espaços entre caminhões, ônibus, carros e motos, a covardia machista é mais um ingrediente nessa gororoba indigesta. O Brasil inteiro viu a atitude grotesca dos passageiros de um carro que, na intenção de fazer um gracejo de mau gosto - dito assédio - constrangeram, derrubaram e feriram (quase atropelaram) uma ciclista que trafegava na borda da pista conforme estabelece o CTB. O fato ocorreu em Palmas – PR e reflete, além da vulnerabilidade da bicicleta, a falta de respeito e de educação não só nas situações do trânsito, mas nas relações sociais em geral. É revoltante e vergonhoso.