domingo, 27 de setembro de 2015

Audax 200 km de Teutônia


No próximo dia 4 de outubro, domingo, acontecerá o famoso e desafiador Audax 200 km de Teutônia – RS. Famoso pela beleza da paisagem de serra, várzea de rios e arroios, de tudo um pouco. Desafiador pelos trechos de forte inclinação. Famoso também pela organização e hospitalidade do pessoal de Teutônia e das cidades parceiras que tanto apoiam o evento. Nada mais, nada menos que 382 participantes vão prestigiar essa festa do ciclismo de longa distância ao estilo randonneur. Montenegro marcará presença com uma equipe – Pedal na Estrada - de oito integrantes, sendo quatro estreantes: Marcelo Marca, Eduardo Silveira, Kerwin Weizzenmann, Marcos Santiago, Gustavo Kuhn, Marco dos Santos, Mauro Cera e Augusto Wolff. A equipe conta com o incentivo da Oficina do Olírio, Poker, Posto Weber, Nova Schin, Mardim Autopeças, Laboratório Mottin, Clínica Decusati e Clínica Variclin. Lá estarão também, entre outros, Thales Moreira, de Porto Alegre, Edson Pletsch, de Maratá, e Rafael Rosa, de Pareci Novo, nossos amigos de tantas pedaladas. A ansiedade vai aumentando mesmo entre os veteranos, agora que faltam poucos dias para a realização do Audax. As atividades iniciam na véspera com preleção dos organizadores passando as informações relativas ao percurso, recomendações de segurança, indicações dos Postos de Controle, etc. E a integração entre os participantes já começa por aí, na tarde de sábado, quando vão chegando os ciclistas procedentes de várias cidades, inclusive de outros estados e de outros países como Argentina e Chile, com seu pessoal de apoio e até de familiares. Festa pra ciclista nenhum botar defeito. E uma boa opção de lazer para os que apreciam esse esporte e queiram fazer um passeio pelas pequenas e belas cidades do vale do Taquari.
Acima, momento da foto oficial, na chegada, no Audax 200 km de 2013, em Teutônia

terça-feira, 22 de setembro de 2015

DIA MUNDIAL SEM CARRO 2015

Hoje é “dia mundial sem carro”. Mais uma vez. Alguém aí percebeu alteração na intensidade do trânsito, hoje? Alguém aí viveu, ultimamente, a expectativa por um dia em que o carro deve ser mantido em casa espontaneamente e alternativas de deslocamento devem ser encontradas e colocadas em prática ainda que como mero exercício? Alguém aí viu, ouviu ou leu divulgação prévia referente a essa data? Pois é, quase nem se ouve falar desta iniciativa apesar de sua importância. A provocação de um dia sem carro não sensibiliza os motoristas, portanto não funciona como incentivo à reflexão sobre “nosso” modelo de mobilidade urbana. E se é assim, governos municipais corajosos precisarão, num futuro muito próximo, impor medidas restritivas para reduzir o uso indiscriminado, desnecessário ou exagerado dessa praga descontrolada em todos os dias do ano. Vejamos sob quais critérios...

Recentemente passamos por um processo traumático, aqui, em Montenegro – RS. Uma boa idéia implementada desastradamente acabou em frustração. Uma ciclovia “tirada da cartola”, concebida da noite para o dia, produziu mais polêmica do que benefícios ao trânsito. Preponderou, por fim, o bom senso.  Mas perdeu-se uma ciclovia (temporariamente, segundo dizem). E as bicicletas, enquanto isso, continuarão guardadas em casa esperando o fim de semana apenas para o lazer. Pior é que só chove... Há dias! O nosso “dia mundial sem carro” vai ficar para o ano que vem.