domingo, 30 de março de 2008

Repercussão

A participação dos montenegrinos no Audax 200 km de Santa Cruz do Sul rendeu 3 inserções na mídia local: 2 vezes no Jornal Ibiá e 1 na TV Cultura. Em ambos os casos o editor de esportes é o Éder Kurz, a quem agradecemos pelo espaço concedido. Essa "visibilidade" é importante por que, ao mesmo tempo em que divulga e promove a prática do ciclismo, também é uma oportunidade de "vender" a idéia da boa e velha bicicleta como meio de transporte urbano. Efetivamente, a bicicleta JÁ É, para milhões de trabalhadores pelo Brasil afora, Montenegro inclusive, o único veículo. Mas ela tem sido cada vez mais lembrada como alternativa ao carro, muitas vezes utilizado desnecessariamente ou para transportar um único passageiro. É, no mínimo, um desperdício de espaço e de combustível.
Voltando ao Audax, já tive oportunidade de relatar (na mídia, como disse acima) que essa foi a prova mais árdua em termos de condições climáticas de que participei desde 2006. Neblina de manhã cedo, temperaturas extremas à tarde, por volta de 34° à sombra (pedalando no asfalto podemos acrescentar alguns graus a mais) e para completar, um toró de chuva bem na hora da subida da serra, chegando de volta a Santa Cruz. Em compensação, quando a gente se aproximava da bandeirada final, no campus da Unisc, a organização da prova despejava não sei quantos mil watts com "Run like hell", do Pink Floyd. Isso não é uma chegada... é uma apoteose.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Sobre o trânsito

Este blog tem espaço garantido para a informação. O evento que é divulgado aí embaixo não cita a palavra BICICLETA nenhuma vez, diretamente. Mas todos nós, ciclistas, às vezes também motoristas, devemos nos "enxergar" nesse ambiente, até para reinvindicar mais espaço para os veículos de propulsão humana, no caso, a querida bicicleta.
Sobre essa relação Bicicleta X Trânsito, haveremos de colocá-la em discussão muitas vezes mais.

A fonte da divulgação é o informativo da Assessoria de Comunicação (ACOM) da Prefeitura de Montenegro.

Comitê Montenegrino participa de Encontro Estadual pelo Trânsito Seguro

O Comitê Montenegrino pelo Trânsito Seguro estará participando nos dias 28 e 29 de março do XXI Encontro Estadual do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro – MGTS. A atividade ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores do município de Taquara, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 2191.
A abertura do evento está programada para as 9 horas do dia 28, com encerramento previsto para o dia 29, às 12h, com ações de panfletagem e caminhada.
O encontro terá a presença de representantes de diversos municípios gaúchos, que terão por desafio trazer para debate, os novos rumos para segurança e educação no trânsito, através da troca de experiências.

Programação:
Dia 28 março – sexta-feira
09h - Abertura com a presença de autoridades
10h - Intervalo
10h15min – Palestrante: Sérgio Luis Perotto - Área Técnica FAMURS
Tema: O Processo Administrativo do Trânsito: da autuação à penalização. “Sua importância para a eficácia do Código de Trânsito Brasileiro”.
11h45min – Palestrante: Ana Maria Escobar Bernardes - Coordenadora da Assessoria de Educação do DETRAN/RS
Tema: "Educação e Segurança no Trânsito".
12h - Intervalo almoço
13h30min - Apresentação grupo de teatro da Empresa Viamão de Transporte Coletivo - Peça Teatral: “Violência, Não!”.
14h15min –Palestrante: Tribunal Regional Eleitoral de Taquara (TRE)
Tema: “A Aplicabilidade da lei Eleitoral e Proibições nas campanhas de educação para o trânsito em 2008”.
15h- Apresentação e integração de trabalhos desenvolvidos pelos municípios e instituições na área de Educação para o Trânsito. (Espaço MGTS – Troca de Experiências)
16h - Intervalo
16h15min – Trabalhos em equipe, propostas de ações educativas para o Dia do Motorista, Motociclista e Pedestre.
17h - Eleição da nova Coordenação do MGTS – gestão 2008-2009
18h - Encerramento
Dia 29 de março - sábado
09h30min – Caminhada pela Paz no Trânsito, com distribuição de material educativo, e a participação dos mascotes do trânsito.
11h – Inauguração do marco pela PAZ no trânsito, na praça central.
12h – Encerramento

quinta-feira, 27 de março de 2008

Audax 200 km Santa Cruz do Sul 2008


Domingo, dia 9 de março, seis horas da manhã. É dada a largada para a edição 2008 do Audax 200 km de Santa Cruz do Sul. Cento e vinte ciclistas das cidades da região, inclusive Montenegro, com idades dos 17 aos 60 anos, de ambos os sexos, partem para esse novo desafio de resistência sobre bicicleta, percorrendo estradas até São Jerônimo e retornando a Santa Cruz para receber a bandeirada de chegada no campus da Unisc. Reencontro para alguns, estréia para outros, é um festival colorido e alegre que mobiliza um grande número de pessoas, atrai público e movimenta hotéis e restaurantes desde a véspera. O prêmio? a satisfação de compartilhar momentos de confraternização com tantas pessoas reunidas pelo prazer de pedalar, pois o Audax é um evento esportivo amador que não tem caráter de competição. Mesmo assim o regulamento permite o patrocínio dos atletas por que essa é uma forma de marketing educativo, incentivando o ciclismo como esporte e como meio de locomoção urbano ou de turismo, a exemplo do que ocorre na Europa. O objetivo é cumprir o trajeto de 200 quilômetros no tempo máximo de treze horas e meia, seja qual for a condição climática. Quem completa o percurso faz jus a um “brevet” homologado pelo “Audax Club Parisien”, filiado à sociedade “Les Randonneurs Mondiaux”, da França, e se habilita a participar das etapas seguintes de 300, 400, 600 e 1.200 km.
Na foto acima, o grupo de Montenegro (da esquerda para a direita): Mauro Cera, Carlos Kuhn, Augusto Wolff, Marco Santos, Paulo Petry, Thales Moreira e Edson Pletsch.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Prazer em conhecer

O primeiro contato é sempre, mais ou menos assim, de apresentações. Mas o que é importante de fato é apresentar a idéia, o objetivo. De repente, pareceu que poderia ser útil trocar idéias e impressões sobre o "andar de bicicleta". E é por que há muitas pessoas que compartilham desse interesse, que se inicia esta "conversa". Espera-se que os interlocutores se manifestem e dêem vida ao Biciclube, com aquele entusiasmo típico de quem aprecia pedalar, comentando e sugerindo, enfim, contribuindo para a difusão do uso da bicicleta.